Chave da Cidade feita de bronze entregue pela Secretara de Turismo do Estado do Guanabara, nos anos 60. É uma chave simbólica que homenageia alguém, teoricamente, importante para aquela cidade.
Durante a Idade Média, as cidades eram fortificadas e trancadas. E somente um pessoa de grande confiança do Rei era detentora das chaves da cidade. Quando alguém era uma pessoa de muito prestígio naquela cidade, ela recebia como grande honraria as chaves da cidade. Daí é que vem a tradição de homenagear pessoas ilustres com a entrega das chaves da cidade.
O ato simbólico até hoje de “dar as chaves de uma cidade” a uma pessoa, representa um alto galardão destinado a distinguir personalidades que, pelo seu prestígio, ou por uma determinada ação, tenham colocado o nome da cidade no topo do mundo. Essa prática tem um significado simbólico, uma vez que a chave simboliza a liberdade do destinatário de entrar e sair da cidade à vontade, como um sinal de confiança dos moradores da cidade àquela pessoa.
A cerimônia que no Rio de Janeiro, também ocorre no Carnaval, quando o Prefeito entrega simbolicamente as chaves da cidade para o Rei Momo, faz parte de uma das tradições da cultura popular brasileira, junto com a escolha do cortejo real para animar o carnaval.
Texto retirado do site http://carpediemturismo.com.br/a-chave-da-cidade/

Comentários
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO SOBRE ESSA POSTAGEM